A presença de cálculos renais — popularmente conhecidos como “pedras nos rins” — pode causar sintomas como dor lombar intensa (cólica renal), náuseas, sangue na urina e dificuldade para urinar. Em alguns casos, os cálculos não dão sinais evidentes, mas continuam agredindo os rins silenciosamente. Quando não tratados adequadamente, podem causar infecções urinárias recorrentes, perda progressiva da função renal e até mesmo comprometer permanentemente o funcionamento dos rins.
Felizmente, a urologia moderna permite tratar cálculos renais com técnicas minimamente invasivas, seguras e altamente eficazes. Essas abordagens — como a ureterorrenolitotripsia a laser ou a nefrolitotomia percutânea — são realizadas com tecnologia de ponta, por pequenas incisões ou de forma endoscópica, o que reduz o tempo de internação, acelera a recuperação e minimiza o desconforto no pós-operatório.
Cada caso é avaliado de forma personalizada para definir o melhor tratamento, levando em consideração o tamanho, localização do cálculo e o histórico clínico do paciente. Aqui no consultório, você conta com acompanhamento especializado e um plano de cuidado completo, do diagnóstico ao pós-operatório.
Se você apresenta sintomas compatíveis com cálculo renal ou já foi diagnosticado com a presença de pedras nos rins, não adie seu tratamento. Cuide dos seus rins com quem entende do assunto. Agende sua consulta e receba uma avaliação detalhada com o Dr. Admardo, especialista em cirurgias minimamente invasivas para o tratamento de cálculos renais.